domingo, 10 de outubro de 2010

THE BEATLES: o som da revolução!

Na semana em que John Lennon completaria 70 anos de idade e Paul McCartney começa a vender ingressos dos seus shows no Brasil, decidi fazer um post dedicado a união destes dois grandes músicos e consequentemente, aos Beatles, uma grande paixão minha. Espero que vocês gostem.

Os Beatles foram uma banda de rock britânica formada em 1960, na cidade de Liverpool. Era composta por quatro integrantes: Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr. O nome da banda derivava de duas palavras em inglês: Beat (batida) e Beetle (besouro).

Começaram a carreira tocando em pubs britânicos como o The Cavern Club, onde fizeram cerca de 292 apresentações. Em 1962, estouraram na Inglaterra com a musica Love me do, e um ano depois conseguiram fama internacional. De 1963 à 1966 os Beatles excursionaram ao redor do mundo, atravessando o atlântico em 1964. Em 1967, retiraram-se para gravar álbuns de estúdio, até 1969.

Muitas polêmicas cercaram os Beatles:

- Em 1966, John Lennon afirmou em uma entrevista que os Beatles eram “Mais populares do que Jesus Cristo!” Isso gerou muitas controvérsias e alegações de que Lennon seria anti-Cristo. No Alabama, seus discos foram queimados e na África do Sul, suas musicas foram banidas das rádios;

- Ainda em 1966, Os Beatles pararam de excursionar logo após um acidente de carro sofrido por Paul McCartney, tendo como conseqüência uma pequena fratura no lábio superior. Isso bastou para milhares de fãs e repórteres sensacionalistas lançarem o boato de que Paul estava morto e fora substituído por outro cantor, mas nunca houve provas de que isto é verdade;

- Yoko Ono, viúva de John Lennon, foi acusada de ter sido a principal causa da separação dos Beatles. Sete anos mais velha que ele e de origem nipo-americano, Yoko era taxada de bruxa por diversas fãs e gerava intriga dentro do grupo. Ela teria tornado Lennon um cara mais maduro. Fãs alegam, em sua defesa, que ela não teria prejudicado o grupo e os Beatles se separaram por outros motivos.

Entretanto, apesar de todas as polêmicas e controvérsias, The Beatles deixaram um legado eterno na música mundial. Os “Garotos de Liverpool” revolucionaram o nosso mundo, inovando no corte de cabelo e jeito de se vestir, lutando pelos direitos civis e demonstrando através de suas músicas, o poder permanente do encanto. Não há alguém no mundo que nunca tenha escutado falar dos Beatles ou ouvido suas músicas.

Em 1970, Paul McCartney declarou sua saída da banda e John Lennon afirmou “O Sonho Acabou”, mas a Beatlemania, nome do fenômeno que abrangeu o planeta naquela década, continua até os dias de hoje. Muito mais do que músicos e compositores, eles foram revolucionários de uma geração, por isso seu legado tem que ser ouvido e respeitado sempre.

- SIM, EU SOU UMA BEATLEMANÍACA! rsrsrsrrs



Fonte:
Wikipédia: The Beatles; Boato da Morte de Paul McCartney.
Livro de História. 8ªsérie. Editora Moderna. Projeto Araribá.
Google Imagens: Beatles.

Um comentário:

  1. UFAA... este foi a maior post q já fiz, e acredito que tenha sido o melhor. Era pra ter sido postado dia 09/10/2010, mas por pequenos problemas só consegui hoje. Espero que tenham gostado. Deixem sua opiniao abaixo. Bjo.

    ResponderExcluir